Território

Território

Localizado no Centro de Portugal, apenas a uma hora de Lisboa e duas horas do Porto, o Ribatejo Norte tem tudo para o receber: Natureza e História, Cultura e Saber, Tranquilidade e Aventura, Tradição e Modernidade, Hospitalidade e bem receber. Sugerimos que não perca:

A Albufeira do Castelo de Bode - Segundo maior lago artificial de Portugal, com cerca de 60 km de albufeira, com início na Bouça passando por Dornes, uma das aldeias mais belas de Portugal. Neste lago sugerimos que visite as praias fluviais, percorra os caminhos pedestres, desafie-se com as atividades náuticas, descanse numa das unidades de alojamento com vistas fantásticas sobre o lago.

Serra de Aire - Parte integrante do maciço calcário extremenho e do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros a Serra de Aire tem o maior património subterrâneo do nosso país, grutas e algares, alguns visitáveis, outros secretos. Apresenta uma paisagem tipicamente cársica, que a Rota do Carso – GR50, com cerca de 100 km, marcada nos Concelhos de Alcanena, Ourém e Torres Novas permite conhecer em detalhe. As Aldeias do Carso merecem uns dias de descoberta.

O Paul do Boquilobo - Uma zona protegida a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, Zona Húmida, classificada como Reserva da Biosfera da Unesco, importante pela conservação da biodiversidade em especial de aves. Permite caminhadas, atividades de bem-estar, observação de aves ou mesmo conhecer os trilhos envolventes com bicicleta. Uma zona exclusiva, com restrições, cujo acesso é um privilégio.

Os Cinco Rios - O Ribatejo Norte é ligado por cinco rios, Alviela, Almonda, Nabão, Tejo e Zêzere. Ao longo dos seus cursos conseguimos vivenciar todo este território, o mundo rural, a gastronomia, os vinhos, a floresta, a natureza no seu esplendor, mas também a história e a cultura.

Os Cinco Castelos - Parte importante da linha defesa de Reino de Portugal no Século XII, este território tem um património militar mediável de grande relevância. O Castelo Templário de Tomar, O Castelo de Almourol também ele templário, o Castelo de Ourém, o Castelo de Torres Novas e ainda a Torre de Atalia pentagonal de Dornes. Dizem as lendas e os antigos escritos que existiam mais dois castelos templários, o de Ceras e o de Zêzere, no entanto destes não existem vestígios, mas a visitação a todos os outros é uma viagem inesquecível ao passado.

Tomar “Terra de Templários” - O centro histórico de Tomar e o seu Convento de Cristo são de visita obrigatória. A Sinagoga, a Mata dos Sete Montes, o Açude Real, a Igreja de Santa Maria do Olival, a Praça da República, a Igreja de São João Batista e tantos detalhes escondidos. Suba pelas escadas de Santiago e visite o conjunto do Castelo Templário e Convento de Cristo, onde se encontra a famosa Janela do Capítulo, património da Humanidade!

O Altar do Mundo - Fátima é um referência incontornável neste território, não deixe de visitar e sentir a sua energia, pode lá chegar pelos” Caminhos de Fátima”, verdadeiros caminhos da Fé, que se cruzam em alguns pontos com o Caminho Português de Santiago.